Pulverização: o momento certo que ela deve ser realizada em sua lavoura

Compartilhe:

A pulverização agrícola é a aplicação de produtos agroquímicos, mais conhecidos como defensivos, em pequenas partes da lavoura com o objetivo de protegê-la contra pragas e doenças, garantindo a sua boa produtividade.

Para obter bons resultados é indispensável saber a época certa e a maneira correta dessa aplicação e de acordo com as recomendações técnicas. O trabalho é feito por meio dos pulverizadores, que fazem a distribuição dos produtos por terra ou via aérea, de forma a garantir a quantidade correta apenas nos locais desejados.

Tipos de produtos defensivos

Os produtos são muito concentrados e, por isso, precisam ser diluídos em água. Há três tipos de defensivos: herbicidas, que são utilizados para as plantas daninhas. Fungicidas, que são utilizados em plantas que são infectadas por fungos e os inseticidas, que então em ação para combater insetos e pragas.

Antes de escolher o produto, é necessário identificar qual é o problema. A escolha do produto certo é apenas o primeiro passo para que o resultado da pulverização seja satisfatório na lavoura.

Fatores climáticos que influenciam na pulverização

Além de saber a maneira e o momento certo de realizar a pulverização, é necessário também levar em conta os fatores climáticos que influenciam no processo:

A umidade – ela precisa estar entre 55% e 90%, pois um clima menos úmido facilita a evaporação e não deixa que o produto aja corretamente.

Vento – Os ventos no local da pulverização devem ter velocidade entre 3 e 10 km/h. Se foram mais fortes que isso, não é o momento certo para o processo. O motivo é que existe a possibilidade de ocorrer a inversão térmica, o que significa que o ar pode ficar mais quente próximo ao solo fazendo com que as gotas evaporem antes de atingir a planta.

Se não existir o vento, também não é indicada a pulverização. Porque as gotas cairão em linha reta e não irão atingir as plantas.

Temperatura – Outro fator que deve ser considerado para realizar a pulverização é a temperatura. O ideal é que ela esteja inferior a 30°c, pois mais quente que isso favorece a rápida evaporação das gotas.

Tempo certo para a pulverização

Não existe uma fórmula certa para realizar a pulverização. Mas existem algumas indicações para isso: o processo nunca deve ser feito entre o meio-dia e às quatro da tarde. O motivo é que nesse horário quase sempre as condições ambientais são desfavoráveis. O período noturno geralmente favorece o processo de pulverização. A umidade do ar é mais alta, há menos rajadas de vento e as temperaturas se encontram mais baixas.

Outros pontos a serem considerados é se a cultura está na fase recomendada para o tipo de defensivo escolhido e se a infestação está em porcentagem que realmente precisa ser feita a aplicação do produto.

As doenças precisam ser combatidas a partir do momento em que são identificadas no campo. No caso das plantas daninhas, a aplicação de pré-emergentes já ajuda em seu combate. Durante a lavoura é preciso monitoramento verificando a necessidade de novas aplicações. Já no caso de pragas é preciso ficar atento à quantidade delas. Se estiver com alta porcentagem, é o momento certo de realizar a pulverização.

Para obter melhores resultados na pulverização da lavoura, é importante utilizar equipamentos que sejam de qualidade e duráveis. Outro ponto importante é que o equipamento precisa de assistência para reposição de peças que vão se desgastando com o tempo. A Kadoshi busca sempre prestar um bom atendimento a seus clientes. Temos peças de reposição em estoque e contamos com os melhores profissionais para oferecer toda a assistência necessária para um bom andamento de todos os processos em sua lavoura.

Compartilhe:

Você pode gostar?

Buscar por categorias

Veja também:

pulverização na lavoura
Pulverização na lavoura: tudo o que você precisa saber

Quem é agricultor sabe que toda plantação, por menor que seja, está sujeita a um ataque de pragas, insetos e...

produção de café
As características da produção de café sustentável e suas vantagens

A sustentabilidade na produção de café, tem se tornado cada vez mais presente no campo. Ela está transformando o agro...

Pulverização: o momento certo que ela deve ser realizada em sua lavoura

A pulverização agrícola é a aplicação de produtos agroquímicos, mais conhecidos como defensivos, em pequenas partes da lavoura com o...

PRAGAS NO CAFEEIRO: PREVENÇÃO E CONTROLE, COMO FAZER?

O brasileiro adora um cafezinho, mas para tomar um café de qualidade, é preciso muito esforço do cafeicultor, principalmente quando...