A sustentabilidade na produção de café, tem se tornado cada vez mais presente no campo. Ela está transformando o agro no mundo todo e fazendo com que os produtores não pensem somente nos lucros financeiros, mas também nos impactos ambientais que eles causam.
Produção de Café sustentável
O conceito de sustentabilidade no café surgiu após a exigência do consumidor em sua preocupação com os aspectos sociais, ambientais e econômicos da produção. Ou seja, preocupação com o meio ambiente, o bem estar das pessoas que estão envolvidas na produção do café e a inclusão social.
Cada vez mais o consumidor final se preocupa com a origem dos alimentos. Seu processo de preparação e seu caminho até chegar às prateleiras para a compra. Diante disso, foi-se necessária a adaptação do produtor para que seu negócio fosse fortalecido e reconhecido como sustentável.
Quais as características da empresa de café sustentável? É aquela que cria processos inovadores que tragam resultados positivos para a sociedade e o meio ambiente ao mesmo tempo. Que se preocupa não somente com o financeiro, mas também com todo o processo de fabricação do produto.
É aquela empresa que consegue ser eficiente, economicamente falando, respeita a capacidade de suporte do meio ambiente e se preocupa com a segurança dos que trabalham em todos os processos.
Brasil: maior produtor de café
O Brasil é considerado o maior produtor, exportador e consumidor de café no mundo. Suas condições de clima, temperatura e qualidade do solo favorecem a produção deste produto. De acordo com dados do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, no Brasil, 14 estados destacam-se na produção do grão, com uma área plantada de 2,3 milhões de hectares, o que corresponde a aproximadamente seis bilhões de pés de café.
Hoje o esforço dos produtores está em fortalecer a produção sustentável do café e manter a sua qualidade.
Vantagens da produção sustentável
Como já foi mencionado. Portanto, o consumidor busca cada vez mais produtos que sejam sustentáveis. A principal vantagem dessa produção é a compra por parte desses consumidores. Outras vantagens são:
*Maior produtividade e qualidade do café;
*Maior segurança no trabalho;
*Economia de insumos e controle dos custos de produção;
*Melhor cumprimento da legislação.
*Maior lucro em curto, médio e longo prazo.
Nós da Kadoshi estamos sempre preocupados com nossos clientes e sempre disponíveis para auxiliá-los oferecendo sempre os melhores produtos e serviços. Acompanhe as nossas redes sociais e confira as curiosidades da produção de café e também, os lançamentos de produtos modernos que te ajudam a tornar sua lavoura mais inovadora e produtiva.