Quem é agricultor sabe que toda plantação, por menor que seja, está sujeita a um ataque de pragas, insetos e doenças. A pulverização na lavoura é a forma mais eficaz de eliminar esses males e garantir a produtividade no campo.
Se a pulverização agrícola não for realizada da forma correta, os resultados esperados não são gerados, pode-se perder a plantação e há um custo sem retorno. Além de oferecer riscos às pessoas e, principalmente ao meio ambiente.
O que é e como funciona a pulverização na lavoura?
A pulverização na lavoura é a distribuição dos produtos químicos para evitar os males na plantação. Esses defensivos agrícolas são despejados em pequenas partículas na lavoura para que o resultado seja melhor.
Para realizar a pulverização na lavoura, é necessário utilizar o pulverizador. Um equipamento próprio, que distribui a solução escolhida por terra ou via aérea e garante a quantidade correta e nos locais desejados.
Os produtos normalmente são comprados concentrados e para que sejam aplicados, eles devem ser diluídos em proporções indicadas. A mistura da água com o produto é chamada de calda.
Como o produto é absorvido na pulverização na lavoura?
Na realização da pulverização da lavoura, a recepção do produto pela planta é dividida em dois estágios: chegada do produto à superfície e absorção.
No primeiro estágio, ocorre a penetração cuticular, por isso a quantidade de produto deve ser medida corretamente. Já no segundo estágio, essa planta absorve o produto e inicia-se o processo de nutrição, gerando resposta e reação imediata.
Informações necessárias para realizar a pulverização
Antes de realizar a pulverização na lavoura, deve-se realizar um diagnóstico da plantação. Essa avaliação é feita por um especialista que faz a prescrição por meio de um receituário com as devidas orientações.
Nesse receituário deverá constar a quantidade de água e produto para realizar a mistura, o volume da calda que será aplicada, qual deverá ser o tipo de pulverizador utilizado na aplicação, o tipo de bico que sairá o produto, a pressão, a época, o intervalo e o modo de aplicação.
O profissional precisa também prescrever observações, caso necessário.
Dicas para realizar uma melhor pulverização na lavoura
A pulverização na lavoura precisa ser certeira para não haver prejuízos. Confira 4 dicas para realizá-la da melhor maneira.
1 – Utilize defensivos na medida ideal. Fazer a correta mistura da calda na quantidade certa, evita prejuízos e impactos ao meio ambiente.
2 – Faça a regulagem e calibração do pulverizador. Assim você irá trabalhar de forma correta e minimiza o desperdício de produtos.
3 – Mantenha-se informado das condições meteorológicas. Para realizar a pulverização é preciso estar atento ao vento, temperatura, umidade relativa do ar e o horário de aplicação. Todos esses fatores influenciam na qualidade da aplicação.
4 – Após a aplicação, faça a limpeza do equipamento com água limpa e corrente. Isso vai ajudar a manter a durabilidade do produto e a qualidade na próxima pulverização.
Esperamos que essas informações te ajudem nas pulverizações em sua propriedade. E aqui na Kadoshi você encontra peças e pulverizadores Jacto de pronto entrega. Conte conosco!