Qualidade do café de Minas Gerais

Compartilhe:

O sonho do produtor é produzir grãos com alta qualidade, no entanto é importante que os grãos amadurecem uniformemente, assim, a boa qualidade é garantida. 

Os melhores cafés crescem nas alturas, em noites frias e dias abrasadores. Isso faz de Minas Gerais o cenário perfeito para criar grãos mais densos que possuem mais sabores refinados e profundos. 

A INFLUÊNCIA QUALIDADE NO SABOR

Existem diversos fatores que afetam as características do sabor, entre eles o corpo, a doçura e o aroma do café gourmet. Veja quais são os principais pontos  que devem ser observados para que você possa obter o melhor sabor e experiência:

Ponto de torra do café 

A torra é um passo importantíssimo na produção do café. Ela é definida pelo tempo em que o grão de café fica exposto em cada temperatura. Esse processo interfere diretamente no aroma, sabor, corpo, acidez e finalização. Por fim, praticamente tudo pode ser trabalhado ao longo da torra. 

Qualidade dos grãos

Temos em Minas Gerais várias variedades de grãos de café arábica. Os grãos grandes, inteiros, maduros e sem defeitos são os que produzem as melhores bebidas. Os grãos de café pequenos, quebrados, verdes e com defeitos produzem uma bebida de qualidade inferior, que pode ter características azeda e/ou amarga, mesmo sendo da mesma variedade. É extremamente importante que o grão de café não tenha impurezas, como terra, pedras e pedaços de madeira, comuns em grãos de cafés de pior qualidade.  Esses são detalhes trabalhados durante a colheita, manuseio e beneficiamento.   

Colheita e manuseio do café.

A colheita do grão arábica, o secamento, beneficiamento e armazenamento  tem um grande impacto na qualidade e validade final do grão. Os grãos de café colhidos diretamente do pé (por mãozinhas mecanizadas), maduros, secados em terreiros de asfalto ou cimento para garantir a pureza, adequadamente embalados em sacos de juta com o nível de umidade de até 11%, e armazenados em lugar fresco e seco produzem as melhores bebidas e podem ter uma validade entre 1 e 2 anos (grãos verdes). 

No entanto, os grãos de café colhidos do chão, secados em terreiros de terra, embalados com umidade superior a 12% e armazenados em lugares inadequados produzem bebidas muito inferiores com características de um sabor “azedo”. 

Fique atento (a) à qualidade da bebida que você exporta, ou vende aos seus clientes e veja o resultado positivo decorrente da qualidade.

Se você gostou do conteúdo, entre em contato conosco e conheça os serviços que oferecemos para beneficiar a colheita do seu café.  Conheça a loja Kadoshi do Brasil e venha saborear um cafezinho mineirinho de qualidade! 

Av. Celina Ferreira Ottoni, 1125 – Jardim Sion, Varginha – MG ou ligue (35) 3222-0614.

Compartilhe:

Você pode gostar?

Buscar por categorias

Veja também:

pulverização na lavoura
Pulverização na lavoura: tudo o que você precisa saber

Quem é agricultor sabe que toda plantação, por menor que seja, está sujeita a um ataque de pragas, insetos e...

produção de café
As características da produção de café sustentável e suas vantagens

A sustentabilidade na produção de café, tem se tornado cada vez mais presente no campo. Ela está transformando o agro...

Pulverização: o momento certo que ela deve ser realizada em sua lavoura

A pulverização agrícola é a aplicação de produtos agroquímicos, mais conhecidos como defensivos, em pequenas partes da lavoura com o...

PRAGAS NO CAFEEIRO: PREVENÇÃO E CONTROLE, COMO FAZER?

O brasileiro adora um cafezinho, mas para tomar um café de qualidade, é preciso muito esforço do cafeicultor, principalmente quando...