Colheita Manual ou Mecanizada: custos e benefícios!

Compartilhe:

Um café de qualidade exige perfeição em todas as etapas da cadeia produtiva. Uma das etapas mais importantes do processo é a colheita, onde os produtores podem escolher colher os frutos manualmente ou de forma mecanizada, e essa escolha terá impacto direto na qualidade do café e também no custo de produção.

Para saber mais sobre esses dois processos de colheita, continue conosco! 

O QUE É COLHEITA MANUAL?

A colheita manual de café exige que os trabalhadores colham os cafés literalmente à mão. Em algumas fazendas, os catadores colhem todas as cerejas ao mesmo tempo. Frequentemente, eles apenas colocam a mão em torno da base de um galho e puxam a mão ao longo dela, puxando todas as cerejas. Esse processo é chamado de derriça com as mãos. Essas fazendas normalmente produzem cafés que são direcionados ao mercado de commodities de pouca escala, pois há uma maior demora na colheita e requer mais mão de obra. 

O QUE É COLHEITA MECANIZADA?

Hoje no mercado existe uma máquina usada para colheita mecanizada. As populares derriçadeiras ( Derriçadeira Kadoshi) que são máquinas menores e portáteis. Essas ferramentas possuem um bastão longo com duas grandes “mãos” vibratórias no final. Para apanhar o café, os trabalhadores colocam plásticos ou lona embaixo do pé de café para pegar as cerejas que caem. Eles ligam a derriçadeiras e a levam para os galhos de café, onde as vibrações soltam as cerejas, assim facilitando a colheita.

As derriçadeiras economizam tempo e,  normalmente, podem substituir dois a três trabalhadores na derriça manual. Este é o rendimento normal, no entanto, operadores bem treinados e trabalhando bem podem substituir mais, até quatro colhedores na colheita manual. O usual é um colhedor, com a máquina, colher 20-25 medidas (de 60 litros) por dia, mas tem alguns que colhem até 40 medidas.

A derriçadeira motorizada beneficia, especialmente, os cafeicultores que buscam um maior rendimento por menor custo, isso porque a máquina otimiza o trabalho, ganha tempo e além disso conserva a qualidade dos grãos e não danifica o pé de café. 

Hoje no mercado, a Kadoshi do Brasil disponibiliza uma facilidade muito maior para os cafeicultores colherem seus cafés, a Derriçadeira Kadoshi é a mãozinha mecanizada amiga do produtor de café, pois além de muito resistente, a derriçadeira Kadoshi foi desenvolvida com a potência que o cafeicultor precisa, dedos de alta qualidade e fácil substituição . Uma ferramenta resistente e indicada para trabalhos leves e pesados.

Compartilhe:

Você pode gostar?

Buscar por categorias

Veja também:

pulverização na lavoura
Pulverização na lavoura: tudo o que você precisa saber

Quem é agricultor sabe que toda plantação, por menor que seja, está sujeita a um ataque de pragas, insetos e...

produção de café
As características da produção de café sustentável e suas vantagens

A sustentabilidade na produção de café, tem se tornado cada vez mais presente no campo. Ela está transformando o agro...

Pulverização: o momento certo que ela deve ser realizada em sua lavoura

A pulverização agrícola é a aplicação de produtos agroquímicos, mais conhecidos como defensivos, em pequenas partes da lavoura com o...

PRAGAS NO CAFEEIRO: PREVENÇÃO E CONTROLE, COMO FAZER?

O brasileiro adora um cafezinho, mas para tomar um café de qualidade, é preciso muito esforço do cafeicultor, principalmente quando...